8 de outubro de 2017

Resenha: Menina Veneno

Título: Menina Veneno
Autora: Carina Rissi
Páginas: 192
Avaliação:

Esse livro foi um presente de aniversário e uma grata surpresa. Não, esse não é o primeiro livro da Carina Rissi que leio, mas confesso que estava apreensiva por ser uma releitura da história da Branca de Neve pelo ponto de vista da madrasta. Nessa versão da história temos um conto atualizado para os dias de hoje onde Malvina, viúva de Henrique, ficou com a tutela da enteada Bianca e tem que aguentar a menina desajeitada até que ela complete 18 anos e não seja mais sua responsabilidade. Os problemas começam quando a carreira de Bianca começa a decolar e ela ganha algumas das campanhas da madrasta, deixando-a furiosa e complicando seu próprio futuro, já que Malvina fará de tudo para reconquistar seu posto.

A narrativa é feita por Malvina e mesmo com os erros que ela comete durante a história, eu adorei a personagem, Carina Rissi conseguiu criar uma vilã que possui um lado divertido, que aparentemente é imune a sentimentos, pois teve uma vida difícil na infância, e que também tem um lado humano. Malvina narra a história como se tivesse conversando com o leitor, às vezes da para sentir a sua presença do meu lado com uma xícara de chá e uma torta de maçã, que apesar de apetitosa não me arrisquei a experimentar. 

Vamos conhecendo os personagens através da visão de Malvina e aos poucos também vamos conhecendo o passado difícil da super modelo e seus dois fiéis escudeiros: Abel, o famoso motorista gato, e de sua melhor amiga e assistente. A vida da nossa protagonista começou num orfanato e com o tempo ela foi fechando-se para sentimentos, ao menos ela acreditava nisso. Ainda jovem conheceu o famoso piloto de corrida Henrique Neves que se apaixonou por ela e a incentivou a começar na carreira de modelo, casou-se com ele e sempre foi grata por tudo o amor que ele demonstrava, mas nunca chegou a se apaixonar de verdade por ele. A única coisa que ela não gostava era da filha de seu marido, a qual ela via como um bichinho sem graça e não entendia como ela poderia comer tanto e não engordar, enquanto ela estava sempre de dieta e fazendo tratamentos de beleza.

A vilã Malvina começa a se revelar quando Bianca ganha a sua campanha Menina Veneno, e nem ao menos se desculpa ou fala qualquer coisa a madrasta sobre o assunto. Malvina vê-se perdendo seu espaço, e a situação vai piorando conforme a carreira da enteada começa a crescer e esta conquista algumas das suas campanhas. Logo ela começa a por suas mangas de fora e armar planos para se livrar da enteada e reconquistar seu posto nas campanhas e na mídia. E para que seus planos funcionem ela tem ajuda de Abel e da sua assistente, que mesmo com receio de fazer mal a Bianca acabavam ajudando Malvina, pois a ligação entre esses três personagens é muito forte e praticamente inseparável. Então somos conduzidos pelas armações da Malvina e vemos a inveja, a diversão, um pouco de drama, que vem nessa personagem incrível que a Carina Rissi reescreveu maravilhosamente.  Em meio as armações de Malvina a enteada segue ingênua e sem preocupações, continua chamando-a madrasta de "fofadrasta", o que ela desteta e ainda rouba as atenções de Fernando que estava interessado por Malvina, complicando ainda mais a sua relação com Malvina.

A nossa visão de Bianca é conduzida pela descrição de Malvina, que nos apresenta como pálida e sem graça, e comilona. É uma personagem que eu gostaria que tivesse um pouco mais de espaço, pois senti falta de um contraponto com a visão da protagonista em alguns momentos da narrativa. Mesmo assim vemos Bianca roubar o brilho em alguns momentos da narrativa, como na cena da academia, a campanha menina veneno, ganhando no aplicativo de beleza da madrasta, entre alguns momentos em que ela ganha destaque e as atenções. 

O livro possui uma leitura rápida e gostosa, fiquei tão envolvida com os personagens que não conseguia parar de ler. O final teve seus pontos surpreendentes e outros que eu já conseguia prever, por que já conheço o estilo da autora e sei que ela gosta de finais felizes, mas também faz a gente sofrer no meio do livro. Queria que o livro tivesse mais alguns capítulos para desenvolver melhor o final, pois senti que correram um pouco para terminar a história e gostaria de saber mais sobre o alguns personagens. Será que teremos continuação? Eu iria adorar. 
Posts relacionados



Comente via Facebook

2 comentários:

  1. Érikaaaa, estou feliz que você tenha voltado a escrever aqui no seu blog <3 O livro parece ser bem legal e trás uma perspectiva diferente das quais costumo ler. Espero lê-lo em breve! Sucesso com o blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina! Menina Veneno é sensacional e possui um ponto de vista bem diferente sobre os vilões, adorei a leitura.

      Excluir