23 de abril de 2018

[Especial] Dia mundial do Livro


Livros são meus eternos companheiros nas horas vagas, sempre carrego um na bolsa para aqueles minutos em que não temos companhia no ônibus ou no metro, ou aquela sala de espera de algum serviço ou médico. As páginas de um livro são responsáveis por viagens a mundos fantásticos, podem nos levar a um autodescobrimento, apresentar novos significados, trazer esperanças ou um romance de encantar nossos corações, apresentar uma protagonista que luta pelos seus ideias, e tanta outra infinidades de universos que podem preencher com histórias ou poesias uma narrativa literária. 

Em comemoração ao dia mundial do livro, que também é dia de São Jorge, resolvi fazer uma lista com os 10 livros que mais marcaram a minha vida enquanto leitora, e falar um pouco do significado de cada e seus momentos para mim.

1- Dom Casmurro: Me fascina o modo como a narrativa se desenvolve pelo ponto de vista do narrador/protagonista e como somos levados única e exclusivamente por esse ponto de vista, o narrador envolve o seu leitor e chama a sua atenção para certos pontos que ele quer ressaltar na história. Sem dúvida uma obra excepcional de Machado de Assis, que foi muito bem desenvolvida e que podemos colocar em dúvida as questões apresentadas pelo narrador por que a obra é narrada em primeira pessoa. 



2- A droga da obediência: Conheci a turma dos Karas no colégio e desde então me tornei fã de Pedro Bandeira, e minhas habilidades de investigação ficaram mais aguçadas após a leitura dos livros dessa turma do barulho. São histórias que eu sempre levarei com carinho dentro do meu coração, pois me ensinaram muito e me fizeram companhia na biblioteca do colégio apresentando-me a cada livro um novo mistério a ser solucionado pelos Karas, o avesso dos coroas e o contrário dos caretas.

3-  O pequeno príncipe: "Tu te tornarás eternamente responsável por aquilo que cativas". Esse foi um dos primeiro livros que ganhei, lembro que estava na primeira ou segunda série quando o ganhei. Desde então já o li e reli em vários momentos da vida e a cada leitura sinto que descubro algo novo, sempre sinto algo diferente quando pego a história do pequeno príncipe perdido em um planeta desconhecido. Sou fascinada pelas citações e pela linda mensagem que cada uma dela possui dentro de si, recomendo que todos leiam esse livro pelo menos uma vez na vida.

4- Por lugares incríveis: Esse livro aborda o universo adolescente e dois jovens com problemas: Finch e Violet, respectivamente enfrentando a bipolaridade e depressão, quando essas não se confundem no primeiro caso. Através de uma história envolvente vamos nos envolvendo com os personagens e com os seus problemas, vemos que o bullying pode influenciar na vida de uma pessoa, vemos como os personagens conseguem crescer e melhorar com a ajuda um do outro, e também nos é revelado que a vida as vezes é breve e temos que viver os momentos que temos da melhor forma possível. Se você quiser saber mais sobre essa história pode conferir a resenha do livro clicando aqui.


5- A culpa é das estrelas: Somos apresentados por John Green a personagens excepcionais, e eu gostaria de tê-los conhecido antes. Hazel e Gus ficaram marcados dentro do meu coração num lugar especial. O autor conseguiu transmitir através da sua obra fé, esperança, vida, amor, alegria, sonhos com uma sensibilidade extraordinária. A cada página acompanhei Hazel e Gus, desde o piquenique no parque, os sonhos compartilhados, a viagem para Amsterdã, os impedimentos e benefícios que a doença causa aos jovens narrados de modo que me levou a refletir sobre a vida. Muitas vezes estamos saudáveis e nem damos valor, enquanto outros lutam para viver alguns dias ou meses, e nos no nosso mundo limitado não prestamos atenção as realidades diferentes das nossas. Confira a resenha



6- Vidas Secas: Esse livro é sensacional, mostra as questões da seca e da vida no sertão, através de uma família que tem de sobreviver aos problemas da vida no sertão, a pouca comida, a miséria, a transformação deles em bichos, e de bichos em pessoas, vamos sendo comovidos e envolvidos pelas histórias de Fabiano, sua família e a cachorra baleia em busca de meios de sobrevivência para o futuro. É uma narrativa pesada no começo, mas que no final vale a pena ter enfrentado todas as questões abordadas nesse livro.

7- Batendo a porta do céu: O livro se passa na India então acabamos descobrindo mais sobre sua cultura, costumes e uma grande disparidade de divisão da renda enquanto acompanhamos o trabalho voluntário de Sílvia num hospital local. Por meio dessa jornada vemos que a protagonista sofre um choque cultural logo no começo e tem que aprender muito e amadurecer durante a sua estada na India. Enquanto leitora me senti fascinada com a história, fui transportada para um país que não conheço e me senti parte da história, assim como Silvia saiu modificada da história eu também sai com novos pensamentos e ideias, mais madura sobre as dificuldades da vida. O livro faz com que abramos os olhos para uma realidade diferente da nossa, nos mostra problemas do mundo e que precisamos refletir melhor sobre o nosso interior e quais valores são realmente importantes e devem ser mantidos. Confira a resenha clicando aqui. 


8- Beleza Perdida: Esse livro é um dos mais inspiradores que eu já li. Ambrose Yuong foi para guerra e devido a um acidente sofrio ele é o único de cinco amigos que retorna e tem que conviver com essa culpa e com as mudanças físicas que sofreu por conta do acidente, e acaba se isolando de todos conhecidos e da cidade onde mora. Entretanto Fern não se deixa abalar e ao descobrir como o rapaz estava aos poucos se aproxima dele e dess
e relacionamento irá surgir um amor lindo e único. É um romance sobre superação, não só para Ambrose, já que também temos a superação e o heroísmo vividos por Bailley (<3), coragem, e uma releitura da Bela e da Fera. Vale a pena ler esse livro e se surpreender com as voltas que a vida dá.
9- Sal: O livro é inspirado por poesias e para mim é uma poesia em forma de prosa que vai mostrando os desafios e tormentas pelas quais irão passar os filhos da família Godoy, que tem em sua história uma herança de desbravadores do mar. Através de uma colcha de cores que bordava dona Cecília o romance de Letícia Wiertzchowski vai ganhando cores e vida, revelando o poder das ações de cada filho e das palavras, principalmente explorado por Flora, a escritora da família. A narrativa se constrói exatamente como uma colcha e vamos sendo envolvidos pelas aventuras que cada filho terá de enfrentar na vida, é um livro que nos faz refletir sobre diversas questões da vida e a estrutura familiar. Vale a pena conferir a resenha completa aqui.

10- Easy: Apresenta a história de Jacqueline, a garota decide acompanhar o namorado de escola na faculdade, porém depois de um tempo leva um pé na bunda e como seu ciclo de amigos era o do namorado acaba também perdendo a "amizade" dessas pessoas. Quando ela e sua melhor amiga decidem ir numa festa da fraternidade do seu ex o pior quase acontece, um dos amigos do seu ex tenta estuprá-la, mas ela é salva graças a um outro rapaz que a leva para casa. O que mais me impressiona na narrativa dessa história é que a autora da voz a vários pontos de vista sobre a questão, mostrando algo que muitas vezes é varrido para debaixo do tapete, alguns pontos de vistas são revoltantes, mas eu consigo enxergar que na vida real tem gente que pensa exatamente assim, e outras visões deram alento ao meu coração, por que existe gente disposta a lutar contra as injustiças. Vale muito ler esse livro e refletir sobre as questões femininas abordadas, como somos por vezes consideradas erradas enquanto na verdade somos vítimas da falta de respeito e de consciência dos outros. Você pode conferir a resenha completa do livro clicando aqui.

Bem, essa foi a minha lista de recomendação do dia mundial do livro, demorei um bocado para chegar em 10 livros que me marcaram e alguns livros também acabaram ficando de fora da lista. Escolhi os presentes acima pelo sentimento que eles me trouxeram durante a leitura, ou pelo modo que a narrativa se constrói, mas principalmente pelo fato que provavelmente são livros que eu nunca irei apagar da minha memória e do meu coração. E vocês, leitores, quais livros mais marcaram sua caminhada literária? 

Posts relacionados



Comente via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário