Eu assisti Alexa e Katie por recomendação de uma amiga e adorei, pois os temas abordados são os que eu gosto e o modo como as relações familiares e amizades se desenvolvem nos poucos capítulos dessa primeira temporada é bem desenvolvido.
A série aborda a relação das amigas Alexa e Katie, que se conhecem a vida toda e agora que Alexa está com câncer Katie vai ficar ainda mais do lado da amiga e mostrar atitudes que provam que nada vai mudar entre elas e ela vai estar sempre ao lado dela para dar apoio e suporte nos momentos difíceis da doença. A série é uma produção da netflix e apresenta a doença de maneira leve e divertida, sem ser um eterno drama, porém ela ainda limita Alexa a realizar suas atividades e ter a vida normal de uma garota no ensino médio. Alexa também tem o apoio dos pais e do irmão para enfrentar a doença, sendo que em alguns momentos sua mãe é extremamente super protetora e não deixa a garota respirar, o que faz com que ela se rebele.
Nesse post falarei 5 motivos que me fizeram adorar a série e ficar torcendo para a netflix produzir mais temporadas:
1) Alexa: Uma menina doce e forte que luta contra o câncer, mas que não quer ser determinada pela doença que possui, pelo contrário, ela tenta esconder a doença de todos para evitar os olhares de pena e não conseguir coisas sem o devido mérito. Gosto da personagem pela força que ela tem para enfrentar a doença numa época difícil que é a adolescência e a entrada no ensino médio, e também como em vários momentos ela da força a outros pacientes no hospital e ainda consegue tempo para se meter em algumas encrencas ao lado da sua melhor amiga. Alexa lida com a doença do seu próprio modo e não quer perder os momentos únicos pertencentes a adolescência e o ensino médio, e ainda arruma tempo para animar as crianças do hospital quando ela está em crise e precisa ficar em observação no ambiente, uma das cenas mais legais é o clipe que eles gravam no hospital, foi de muita sensibilidade e emocionante.
2) O valor da amizade: Como já disse antes Katie e Alexa são amigas desde sempre, e uma esta sempre ao lado da outra nos bons momentos e nas confusões. Ambas também tem algumas características opostas, enquanto Alexa quer se arriscar mais e por isso se meter em mais confusões, Katie é mais medrosa nesse quesito. Uma das cenas mais lindas e que ocorreu logo no começo do primeiro capitulo foi quando Katie raspou a cabeça em solidariedade a amiga que estava perdendo os cabelos, encorajando a amiga a fazer o mesmo, um ato espontâneo que representou muito na amizade das duas. Nota-se que é uma amizade verdadeira e que nada pode separar as duas amigas, porém ainda enfrentam alguns problemas da adolescência, se afastam em alguns momentos, mas logo buscam uma a outra para resolver os problemas.
3) Família: A família é afetada quando um membro tem câncer, a rotina muda, as atenções voltam-se para os cuidados necessários com a doença, mas o que não muda é o amor da família de Alexa por ela. Lori é uma mãe muito protetora e depois da doença se preocupa ainda mais com os cuidados com a filha, porém ela não deixa de ser uma mãe amorosa para Alexa e Lucas e cuida do lar para que todos fiquem unidos e se apoiem. Enquanto na família de Katie temos uma mãe que batalha para sustentar os filhos sozinha, já que o pai dela viaja muito, o lar também é rodeado de amor e ela tem o irmão mais fofo e engraçado: Jake (se eu não estou trocando o nome do personagem, sou mestre em fazer isso).
Enfim, é uma série que nos leva a reflexão, contém alguns momentos engraçados devido a personalidade irreverente da protagonista. Também podemos ver que o câncer ou outras doenças graves não são o fim da linha, que a pessoa doente pode sim rir, fazer piadas, dançar, viver com a doença sem receber olhares de pena o tempo todo. Vale a pena conferir assistir a série e curtir uma das relações de amizade mais linda e encantadora que eu já vi sendo narrada com delicadeza e sinceridade.