27 de agosto de 2013

Manias de Leitor: Falar com o livro


A cada leitura nova aprendemos algo com o livro que passou pelos nossos olhos atentos e apaixonados por romances. Também a cada livro que passa pelas minhas mãos eu percebo que desenvolvi manias ao ler. Acho que todos nós criamos nossas manias.

Para começar falando sobre Manias, escolhi começar com o costume da falar com os livros. Quem mais tem essa mania? Bem, em uma das minhas ultimas leituras, só faltou eu gritar com o livro por causa das besteiras que os personagens faziam durante a história. Então foi esse o motivo que me trouxe a escrever sobre o tema.

Um livro não é apenas um conjunto de palavras aglomeradas em sua forma, ele sempre trás algo desconhecido, ele é capaz de nos envolver e despertar a nossa vontade de falar com ele. Quando "falo" com o livro, eu estou reclamando com os personagens, questionando por que as coisas são assim e não de outro modo, e tentando que ele me responda o que irá acontecer no final (o ultimo questionamento é solucionado ao fim da leitura, ou não, caso seja uma série), ou seja sempre ando curiosa em relação aos fatos da história, e quero desvendar os mistérios e descobrir as respostas que me faltam no momento. As vezes fico discutindo sozinha a história quando acabei de ler o livro, na falta de alguém que tenha lido para comentar nada como a companhia do livro para "ouvir" seus pensamentos sobre ele. 

Outra forma de conversar com o livro é escrever resenhas, ou sobre algum personagem que tenha marcado a história na sua opinião. Escrever é uma forma de marcar as sensações que vieram através da leitura feita e mantém a história sempre viva, esse é um dos motivos que gosto de escrever sobre o que leio, a vida passa, mas os livros continuarão deixando sua marca na mente de cada leitor que se permitir mergulhar de cabeça dentro de uma história. 
Posts relacionados



Comente via Facebook

6 comentários:

  1. Eu também falo com os personagens, brigo com eles, dou conselhos e fico tristinha quando a história acaba rs

    http://pijamando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É também dou conselhos, é bem divertido! Beijos

      Excluir
  2. Eu também enho isso de falar com o livro, mas meu maior costume é chorar e rir com os personagens. Filmes dificilmente me comovem, mas livros parecem tão mais... profundos apesar de não serem visuais.
    Adorei o texto, Erika. Me fez refletir sobre as minhas manias para ler. ^^
    Beeijos. :*

    bookaddictedblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dessa interação espontânea com o livro, só chorei com um personagem: Marley, e foi através do livro, não sei se terei coragem para ver o filme. Obrigada Katrina, Beijos!

      Excluir
  3. Eu ri agora porque eu to vivendo isso na minha leitura atual hahaha to quase entrando no livro!
    Beijinhos

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me deixou curiosa para saber qual livro você está lendo.

      Excluir