13 de novembro de 2013

Resenha: Por enquanto, adeus

Título: Por enquanto, adeus
Autora: Janda Montenegro
Sinopse: Quando Sofia acorda na manhã do seu décimo oitavo aniversário, tudo que ela pensa é se, dessa vez, vai ganhar o presente dos seus sonhos. E é exatamente isso que acontece: seus pais a surpreendem e ela ganha um intercâmbio de três meses para os Estados Unidos. Cheia de sonhos e expectativas, Sofia embarca nessa aventura, que marcaria uma etapa de transição em sua vida após o ensino médio. Longe dos pais e dos amigos, ela tem de lidar com o choque cultural, procurar um emprego e tentar tornar essa experiência a melhor possível antes de voltar para o Brasil e começar a faculdade. Mas, então, ela conhece Tristan, e tudo muda. Será que Sofia conseguirá dizer adeus a ele quando chegar a hora?
Editora: Generale
Páginas: 239
Avaliação:          

Eu não sei se eu devorei a história, ou se ela me devorou. Sei que durante os últimos dois dias era raro estar sem a sua companhia. Após a conclusão da leitura esta difícil voltar a realidade, já sinto saudades dos personagens.

Sofia é uma jovem brasileira que sonha em fazer seu intercambio para os Estados Unidos e ao completar 18 anos seus pais lhe dão esse presente. Ela se prepara para uma nova aventura, a grande aventura da sua vida, a meu ver, viajando para o país dos seus sonhos, onde sua vida irá dar muitas voltas e ela terá que ser forte para conviver com uma nova família, novos amigos e principalmente uma diferença cultural forte entre os países.

A história começa quando Sofia ganha de presente sua tão esperada viagem para os Estados Unidos e os preparativos vão sendo narrados até o momento em que ela se encontra já em outro país sozinha, com uma família nova que vai lhe receber nesses meses que irá trabalhar no país. É a partir desse ponto que vou focar a resenha, pois é através da viagem que ela tem que aprender a lidar com diferenças, com a saudade, de casa, de seus pais, com o novo ciclo de amigos e novas experiências que vive.

Sofia chega a casa da família Johns e é bem recebida pela mãe, Lili, a única que estava em casa no momento. Depois conhece o pai e a Melody, filha única do casal, uma típica garota americana que é a primeira da família a tratá-la com frieza, e durante o romance ela tenta tirar Sofia  do sério em vários sentidos. Enquanto esteve nos Estados Unidos Sofia não deixou de falar com os pais e sua melhor amiga. O apoio da família foi um fator que ajudou na sua permanência e adaptação no novo país, pois mesmo com a distância eles não a deixaram desamparada, mostrando a importância da família. Quanto a Gui eu vi seu apoio em alguns momentos, mas nunca entendi muito seu modo de agir, não sei se confiaria nela como amiga.

Após alguns dias Sofia tem a sua situação regularizada e pode trabalhar no país, ela pede a Melody para leva-la ao City (uma avenida de lojas, um shopping ao céu aberto) para tentar encontrar um emprego e acaba encontrando em um restaurante,e fica trabalhando nele até o fim da viagem. O ambiente legal e ela aprende rápido como fazer suas tarefas, no restaurante ela conhece Papito, Pablo, namorado de Melody e Tristan que era o chefe da cozinha do Friday's. De um começo nada amigável surge um romance entre ela e o garoto que com certeza seus pais não aprovariam.

Tristan é um garoto americano que já fez escolhas erradas no passado, isso lhe custou um preço alto. Ele possui diversas tatuagens e muitos piercings, MUITOS mesmo, rs, porém por trás de toda essa máscara que o esconde eu encontrei um garoto simples, carinhoso e foi impossível resistir aos seus encantos.

Aos poucos Sofia vai conhecendo os amigos de Melody, que frequentavam o restaurante com uma regularidade, e despertando muitas paixões nos rapazes. A primeira festa que ela frequenta com eles foi regada a muito hip hop, o estilo dos rapazes correspondia ao ritmo que predominava a festa. Na festa ela vê o modo de dançar vulgar e exibicionista, que mais parecia uma competição entre os casais do que qualquer outra coisa, e descobre que os jovens só podem beber com mais de 21 anos, porém o fazem antes, ao mesmo tempo que esses jovens não podem beber, muitos tem a carteira de habilitação desde os 16 anos, isso deixa a garota confusa comparando a mesma situação nos dois países. 

Sofia vai sendo inserida nesse grupo, e ao longo dos acontecimentos ela se mostra com muita personalidade e determinada, mas também tem momentos em que seu lado mais sensível é revelado. O relacionamento de Sofia e Tristan se desenvolve em um terreno desconhecido. Sofia tenta se aproximar, mas ao mesmo tempo se sente pisando em ovos com a inconstância do rapaz quando estava ao lado dela. Aos poucos essas barreiras começam a se quebrar, aproximando o casal e tornando a relação mais simples, entretanto ainda há os rapazes que fazem de tudo para conquistar a brasileira e Melody que tenta sempre roubar toda atenção para si. 

Por enquanto, adeus me trouxe um romance emocionante e um casal que seguiu apaixonado até o fim. Sofia e Tristan se conheciam a pouco tempo, mas não puderam evitar esse sentimento profundo que unia seus corações. Ela tinha que aprender a lidar com suas inconstâncias, seu modo de pensar e de ver a si próprio, mesmo que ele nunca lhe revelasse sobre o seu passado, e ele teve que aprender a confiar que os sentimentos dela eram verdadeiros. Em meio a insegurança, aos atos inconsequentes, e a diversas provocações Tristan e Sofia se unem cada vez mais vivendo momentos mega românticos, como no natal em que ele aparece de surpresa e é um fofo e finalmente declara seus sentimentos, e entre muitas outras eu vou ressaltar o show que ele a deixa para trás por ciumes e ela "rouba" o carro do Papito para ir atrás dele em Miami, achei incrível a coragem dela para ir atrás do verdadeiro amor, afinal o amor quando é real não mede consequências nem enxerga limites para poder estar junto de quem se ama. Um livro que me levou a amar e a viver junto com os personagens, fui ao limite da emoção com esse romance e vou carregar sempre um pedacinho dele junto de mim. Recomendo a leitura e reafirmo o que a Janda autografou no meu livro "ame sempre". 
Posts relacionados



Comente via Facebook

6 comentários:

  1. Ai que resenha mais perfeita! Eu adorei a história, pois o contexto dela é bem interessante na questão cultural de dois países completamente diferentes. Certeza que deve ter sido uma leitura agradável, pois só sua resenha me deixou com gostinho de "quero mais"!!!! =)

    http://umlivroesuashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura muito agradável e gostosa! Leia que com certeza você vai gostar!!!! Beijos

      Excluir
    2. As resenhas da Érika também sempre me deixa com um gostinho de quero mais. Adorei e morrendo de vontade para conhecer melhor esta história. E como sempre, sua resenha está linda ^^

      Excluir
    3. Own Linda!!! Compre o livro e descubra mais detalhes sobre esse romance, impossível não amar.

      Excluir
  2. Pela sua resenha o livro pareceu fofo Érika. Fiquei com vontade de conferir. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ju! Leia sim, você não vai se arrepender.

      Excluir