26 de junho de 2014

Resenha: Princesa de Gelo

Título: Princesa de Gelo
Autora: Thayane Gaspar
Sinopse
Editora: Modo
Páginas: 147
Avaliação:       

Foi uma leitura que me surpreendeu, me emocionou e onde eu encontrei um pouco de mim na personagem principal, Alessa. Na minha primeira tentativa de leitura não gostei muito da narrativa, e não compreendi os sentimentos que passavam pela mente de Alessa, quando reli me deparei com uma personagem forte que tentava resistir a impulsos e a todo custo para evitar que seu coração fosse ferido, ela tinha uma verdadeira fortaleza de gelo em volta de si que afastava todos ao seu redor. Suas palavras ácidas feriam a todos, exceto um rapaz, que sempre tinha na ponta da língua uma resposta para desarmá-la, ele sabia como enfrentá-la e tentou durante toda a narrativa se aproximar dela, esse rapaz era Eric Lacrov, astro do time de basquete da escola e denominado como um deus pela própria Alessa. Durante a narrativa vamos descobrir que esse garoto esta muito distante de um deus e próximo a um humano, que vai aprender a transbordar seus sentimentos através das palavras com a jovem e irreverente Princesa de Gelo, que derrete quanto mais próxima fica dele.

A personagem Alessa tem uma grande paixão pelas letras e ela me chocou logo na primeira cena, onde tentava colocar um ponto final na sua vida.e mesmo assim ela narra todos os momentos fazendo uma alusão com um jogo de xadrez, o qual o cheque mate seria o momento em que ela morre, mas isso não ocorre por influência do destino, ou melhor de Eric Lacrov que entra no banheiro feminino e a salva de si mesmo. Ele deu uma segunda chance a vida dela, e ela demora muito para perceber o valor da sua vida, da atitude do rapaz. A sensibilidade que ela tinha para escrever sobre os mais variados assuntos, desde que não fosse sobre a sua vida, faltava na sua vida.

A narrativa é feita pelo ponto de vista da Alessa, e a todo tempo podemos ver como ela se sente, e os esforços que ela faz para esconder que tem sentimentos do mundo. Ela se autodenomina uma pessoa sem coração, falando que só resta um buraco vazio onde deveria existir o órgão que bombeia o sangue para seu corpo. Em meio aos seus conflitos ela lida com o garoto que salvou a sua vida e a todo custo tenta se aproximar, mesmo quando ela é grossa, e do seu modo persuasivo e insistente ele consegue convence-la de ajudá-lo na matéria de redação. O que a garota não esperava é que Eric Lacrov aparecesse na sua casa uma tarde qualquer para sua primeira lição. A partir desse momento eles ficam cada vez mais próximos e ele escreve arriscando e expondo seus sentimentos mais verdadeiros sobre ela, que a cada dia que passava dominava o pensamento dele, enquanto ela fingia que nada a afetava e tirava piadas para machucar o garoto e fazer com que desistisse, ao mesmo tempo que ela sentia que se feria juntamente quando tinha essas atitudes.

Um ponto que chamou a minha atenção foi que a autora utilizou a escrita de Lacrov para demonstrar como ele se sentia, além dele sempre ser muito sincero e direto quando falava, os textos traziam a tona a sensibilidade que tinha dentro dele. Ele aprendeu a dominar a arte de escrita com a garota que a todo custo ele tentava entender, enquanto tentava fazê-la enxergar tudo que ela queria evitar, ele foi extraordinário quando usou da metáfora para descrever a relação dos dois, os conceitos iniciais que já tinham desmanchado, e entregou junto numa bandeja o seu coração.

O livro tem uma narrativa emocionante, divertida e romântica entre o casal que se aproxima através da escrita, que é um elo que significa muito para a jovem e tem um peso enorme na relação que eles constroem. Eu mergulhei de cabeça no livro e não consegui largar até chegar ao final, me encantei com a construção dos personagens, e vi um sentimento real dentro desses personagens, eu adoraria poder encontrá-los na vida real. Gostei muito de estar com essa dupla e estar presente no amadurecimento, nas incertezas, durante as crises, durante uma época que mudou para sempre a vida deles. Eu recomendo a leitura do livro, por que eu sou apaixonada pela escrita, que além de valorizada é bem feita, por que toda a história é bem construída e a trajetória de Alessa e Eric é linda.
Posts relacionados



Comente via Facebook

8 comentários:

  1. O titulo chama muita atenção, fiquei bem curiosa
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Espero que leia, se gostar comenta aqui depois. Beijos

      Excluir
  2. Adorei seu blog, estou retribuindo a visita e já estou te seguindo.
    Tenho milhões de livros me esperando na minha prateleira do Skoob e é muito bom saber que você recomenda os livros que lê.
    Também sou estudante de Letras, amo ler e escrever, assim como você.
    Parabéns pelo seu blog, sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que eu já me conformei é em ter mais livros do que eu consigo ler, nunca vou abandonar meu gosto pela leitura. Seja bem vinda ao blog Yasmin, desejo muito sucesso para você também! Beijos

      Excluir
  3. Minha linda! Eu amei a resenha, fiquei muito emocionada com tudo o que eu li sobre o meu livro. Foi uma honra ter sido lida por você, Érika!!! ♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayane, obrigada pela mensagem linda! Beijos

      Excluir
  4. Apaixonei pela capa! E por essa resenha. Amo personagens duros que deixa seu muro ser rachado por alguém igualmente difícil. E assim acabam aprendendo um com o outro e crescendo na vida. Nunca tinha visto esse livro antes, e ja estou super interessada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São personagens complexos, mas que sempre deixam algo conosco após a leitura. Que bom que gostou, espero que leia em breve. Beijos

      Excluir