9 de agosto de 2013

Resenha: Maldosas

Titulo: Maldosas - Pretty Little Liars
Sinopse: Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.
Autor: Sara Shepard
Páginas: 296
Editora: Rocco
Avaliação: Bom






Eu já havia lido uma vez e larguei o livro na metade, pois a leitura não me prendeu o suficiente naquele momento e devido a falta de tempo que era ocasionada pelos meus estudos. Foi através da maratona literária que resolvi tentar a leitura novamente e consegui, e a leitura correu muito fluída. Acho que o livro teve seu momento certo para ser apreciado.

O mistério principal do livro é a morte da personagem Alison que abala com a cidade por muito tempo e afasta as suas amigas. A obra explora muito bem os segredos das garotas, pois a todo momento "-A" está chantageando e aterrorizando Aria, Spencer, Hanna e Emily com os segredos mais obscuros que elas possuem e os quais elas acreditavam que só Ali sabia.

Como a própria Alison citava: "Três pessoas podem manter um segredo, se duas delas estiverem mortas." (Benjamin Franklin)



A narrativa é em terceira pessoa e vai aos poucos apresentando as personagens, seus medos, angústias e revelando que nenhuma delas é perfeita e o principal: Todas tem algo a esconder dos olhares onipresentes de "-A". E a narrativa também retorna ao passado em flashback para mostrar a relação das personagens com Alison, que é a força principal da história. Mesmo morta a influência que Alison tinha sobre as quatro amigas, como um abelha rainha, ainda esta presente. Esta se desenvolve no aparecer e sumir." -A" que mantém sua personalidade oculta está sempre de olho nas meninas e explora as fraquezas e os pequenos delitos que elas cometem para aterrorizar-las.

Elas que estavam sem se falar a anos, a distância cresceu com o tempo após a morte de Alison. Começa uma aproximação das garotas de forma estranha, e há algumas tentativas de cada uma para descobrir se as amigas estariam recebendo mensagens também. Em meio a todo turbilhão causado por "-A" o corpo de Alison é encontrado e é enterrado no cemitério, trazendo de volta muitas memórias e muita coisa ainda será desenterrada do passado dessas quatro jovens. Alison gostava de falar que os segredos as uniam, e eles tornam a unir em uma luta contra um inimigo inatingível. 

Uma característica que não me agradou muito é um constante merchandising que não considero necessário, e acaba trazendo uma futilidade para história em que o foco central deveria ser os segredos que ameaçam as garotas, e não as roupas, as grandes marcas e etc. Na série que é baseada no livro ainda tem algumas dessas referências.

Eu gostei da leitura, mas acho a série mais eletrizante e envolvente que o livro. A série é bem fiel a história, notei poucas diferenças entre a série e o livro, ambos são boas formas de entretenimento
Posts relacionados



Comente via Facebook

2 comentários:

  1. Suas resenhas estão cada vez melhores, adorando o blog *-*
    http://pijamando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir