8 de maio de 2014

[Sessão Pipoca] Divergente

Título Original: Divergent
Título Nacional: Divergente
Diretor: Neil Burger
Genêro: Ficção Científica, Romance
Elenco: Shaillene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoe Kravitz, Ansel Ergot, Miles Teller, Jay Courtney, Maggie Q
Distribuidor: Paris Filmes
Ano: 2014

Eu simplesmente adorei a adaptação! Foi bem feita, eles mexeram pouco no enredo do livro, deixaram algumas que eu gostaria de ver no cinema de fora, e mudaram alguns momentos, numa dessas mudanças eu me diverti muito, mas não vou falar para evitar spoiler.

O filme se passa numa Chicago futurista que é dividia entre 5 facções que possuem suas função dentro da cidade, aos 16 anos os jovens fazem o teste de aptidão para saber a qual facção pertencem. Nesse teste a jovem Beatrice (Shailene Woodley) nos auge da sua adolescência terá que fazer a escolha mais difícil da sua vida, ela descobre em seu teste que seu resultado foi inconcluso e isso a torna perigosa para a organização que esta estabelecida, ela não deve contar para ninguém o resultado e terá que escolher sozinha entre as 5 facções: amizade, abnegação, audácia, erudição, franqueza. Ela surpreende a todos ao escolher a audácia, e como a lei diz que a facção vem antes do sangue ela terá que deixar todos para trás e seguir para sua nova facção. 

Após a cerimônia de iniciação dos jovens nas facções eles tem que seguir suas novas facções ou retornar para a facção de origem. Beatrice segue, inicialmente, tímida o seu grupo da audácia e aos poucos vai se soltando, se deixando levar pelos instintos e aproveitando a adrenalina do momento. O processo todo de iniciação na audácia é repleto de adrenalina, confesso que algumas horas dava vontade de ser da audácia para experimentar a sensação de liberdade e o espirito de aventura que eles demonstravam. As partes em que me deram mais frio na barriga foi da primeira vez que eles pularam no trem, deste para o prédio e o buraco escuro em que a Tris é a primeira a se jogar surpreendendo os outros integrantes, por que era uma careta e estava disposta a se jogar no desconhecido. No fim do buraco ela encontra Quatro, um rapaz que tem o poder de intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo, aos poucos os personagens vão se entendendo e descobrem-se envolvidos até o pescoço.

Enquanto Tris tem que lutar para sobreviver e permanecer na audácia, ela ainda tem que enfrentar seus medos e descobrir o seu papel perante a sociedade. O treinamento da Audácia tem várias etapas que testarão a aptidão física, mental, astúcia de seus integrantes até que sejam selecionados os melhores para fazer parte desta facção, os que não conseguirem passar se tornam sem facção. Durante as lutas que testavam as habilidades de cada um para um combate corpo a corpo Tris tinha bastante dificuldades, e Quatro deu algumas dicas para que ela pudesse tirar vantagens de seus oponentes e de suas habilidades, não mostraram nenhuma luta que ela foi vitoriosa, eu gostaria de ter visto ela detonando algum de seus adversários. Na faze do pique-bandeira Tris estava fora e machucada ainda, mas ela foi e ainda conseguiu organizar uma estratégia que permitiu a vitória do seu time e sua volta a competição de iniciação. A cena da roda gigante foi cortada, tinha mais coisas para serem exploradas nesse momento, foi a cena que eu mais senti falta.

Enquanto Tris luta para sobreviver na audácia, a Erudição acusa o governo da abnegação de vários modos para tirar o governo deles e assumir o poder. Essa facção domina o conhecimento e a partir dele tem um grande poder de manipulação daqueles de quem se aproxima, eles desenvolvem um soro de controle da mente que usaram por interesses individualistas e ocasionará uma guerra entre as facções. Uma guerra que transformara completamente o panorama e a paz social pré-estabelecida.

A Jeanine Matthews, interpretada pela Kate Winslet, é perfeita! Ela é uma das mais influentes dentro da Erudição e seu discurso é montado para influenciar as pessoas a fazerem a escolha que ela deseja. Ela sempre me deu a impressão de desconfiar das atitudes da Tris, sempre testando e analisando suas respostas a cada encontro que tinham. A interpretação de Kate foi ótima, pois ela realmente conseguiu me convencer do quanto a sua personagem poderia ser má e me fez detestar as atitudes da personagem torcendo contra o seu plano o tempo todo.

Quatro é um o mais fofo de todos. Do seu jeito reservado ele vai se aproximando e sempre vai estar por perto para ajudar Tris a superar os desafios e lutará com ela para enfrentar a ameaça que esta assolando a cidade. Eles terão muitos momentos fofos, como quando quatro fala das qualidades que ele deseja ter, ele protege ela quando sofre ameças e percebe que pode confiar nela, pois descobre que são iguais.

Divergente é uma ótima adaptação, eu gostei muito do resultado final no cinema. O clima, o ambiente e a forma como foi retratado a história me transportou para aquele cenário de verdade. 
Posts relacionados



Comente via Facebook

4 comentários:

  1. Oieee...
    Fui conferir esse filme no cinema e: QUE FILME! Acho sempre muito difícil uma adaptação ser fiel ao livro, mas acredito que esse foi bastante fiel, principalmente na questão das facções e tals. Gostei bastante!
    Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, também achei um filme bem fiel a história original! Muito bom, que venham os próximos. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi no cinema. Quase enlouqueci hsuahsuahsa.
    Mas, escuta só, cade o 8 on 8? O.o, você tá no projeto, sabia? heueheuhe '-'. Fala com a Taís, só acho :)

    Beijoo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Tambem gostei muito do filme! Omg! Esqueci de postar o 8 on 8, ando enrolada com faculdade e me fugiu a mente. Valeu por lembrar.

      Excluir