14 de dezembro de 2017

Resenha: Moccasins e Allstars

Título: Mocassins e All Stars
Autora: Clara Savelli
Editora: Com-Arte Editora Laboratório 
Avaliação:

Primeiro vou confessar que o livro já estava parado há algum tempo na minha estante, e estou me perguntando por que eu não dei uma oportunidade para essa história antes. Acredito que esse era o momento para ser conquistada pela linda história da Clara Savelli e fazer uma viagem no túnel do tempo para o último ano do ensino médio.  

Após a morte de seu pai Julie e sua mãe deixam Nova York e se mudam para Monterey, onde morava a sua avó materna. Logo a menina se vê diante de muitas mudanças e dificuldades, ela vai frequentar o colégio mais caro e exigente da cidade, e terá que aprender a lidar com as diferenças entre a nova escola e sua antiga escola, e já na primeira semana ela consegue alguns amigos, porém acaba despertando a inimizade de algumas garotas populares da escola, mais especificamente de uma: Bárbara. Em meio as mudanças a garota tem que se adaptar a nova escola, a conhecer melhor sua família, e superar as revelações que podem mudar o rumo de todas as coisas na sua vida, enquanto ainda tenta terminar o ano e entrar para uma faculdade. Esse não foi um ano fácil para a protagonista da nossa história, mas quem disse que a vida é fácil?

Desde as primeiras páginas fui fisgada pela história, e acabei lendo em poucos dias, quase devorando a história de Julie. Logo nos primeiros capítulos somos apresentados a escola e vemos que há uma hierarquia social instalada, e que os calouros sempre sofrem na mão dos veteranos, principalmente se a garota mais popular do colégio vê na aluna novo uma ameaça, pois ela conversou com seu ex-namorado: Torrez. Então Bárbara não irá medir esforços para infernizar a vida de Julie, mas nossa protagonista também fará amizade com Leah e depois com os garotos do time de basquete, arrumando assim grandes aliados contra os ataques infundados de uma garota mimada. 

Durante a narrativa vamos conhecendo melhor os personagens e percebemos que Julie tem dificuldades para manter um bom relacionamento com a mãe, visto que sempre foi muito mais ligada ao seu pai e ainda sentia muita falta dele, estando ainda abalada com todas as mudanças pela quais vem passando e não encontra apoio na mãe para enfrentar os momentos. Quem acaba ajudando muito a garota a enfrentar os problemas é a sua avó Lucy, que é uma senhora muito legal e meiga, mas que esconde um segredo que afetará a vida de toda família mais para frente. Apesar de conhecer a avó a pouco tempo, ela se torna uma pessoa muito presente na vida da filha e da neta, principalmente. 

Quanto aos novos amigos de Julie, vamos começar falando de Leah, uma menina aparentemente forte e de cabelo colorido, porém com um coração doce. Ela é a primeira pessoa a se aproximar de Julie, e o primeiro contato é bem engraçado, pois elas começam trocando bilhetes durante a aula, após a garota ser obrigada a se apresentar para toda classe, pois estava atrasada. A amizade das duas se fortalece conforme o ano passa, e Leah também apresenta Julie a equipe de basquete do colégio, pois eram todos amigos, e seu namorado também participava do time. Julie tem uma empatia muito grande por Dave, e também gosta dos outros garotos do time, mas quem enfrentará grandes dificuldade para conquistar a amizade de Julie será Arthur Torrez, pois desde o momento que ela pisou na escola ele acabou trazendo alguns problemas para a novata e isso a tira do sério. Primeiro quero falar de Dave, que se mostrou bem reservado no começo da história e depois foi conseguindo se liberar dos fantasmas do passado por conta da sua amizade com Julie, os dois tinham uma perda em comum que os tornou mais próximos, ambos se consideravam como irmãos, e foi a amizade mais linda que eu vi se construir dentro da narrativa. 

Chegou a hora de falar do casal mais teimoso de todos: Arthur e Julie, às vezes esse casal me tirava do sério, principalmente quando ela relutava em aceitar o que sentia pelo Arthur e quando ele dava atenção demais aos caprichos da Bárbara, não consigo gostar dessa personagem até agora. Desde o primeiro momento que Arthur e Julie se encontraram já saíram faíscas entre os dois, visto que o rapaz de mocassins achou os all stars de Julie maneiros, deixando a garota furiosa e com raiva. Nas primeiras tentativas do rapaz ajudar a novata a se adaptar na escola, ele acabou conseguindo problemas para Julie com Bárbara, e logo a garota estava culpando as boas ações do rapaz pelas situações que passava, desenvolvendo assim raiva do menino de belos olhos azuis e mocassins. Entretanto Julie começa a conhecer melhor o rapaz quando sai com Leah e o time de basquete, entra para as lideres de torcida, e começa a conviver mais com Arthur já que ele estava praticamente em todos os lugares que ela ia por ser o capitão do time do colégio. Logo Julie vai baixando a guarda e suas ressalvas em relação a amizade com Arthur, porém ainda com medo de se tornar mais uma na sua lista devido a má fama do rapaz. Entretanto o casal se apaixona mesmo assim e chega num momento em que eles não conseguem mais fugir desse sentimento, porém um grande segredo irá acabar com a alegria do casal e pode jogar todo amor dos dois pela janela, será que o amor deles é mais forte que esse segredo?  Após da grande revelação eu fiquei ansiosa e só queria apagar tudo aquilo que foi contado, sofri junto com os personagens e virada as paginas ansiosa por boas notícias. Quando mergulho de cabeça numa história eu me envolvo demais com os personagens e seus sofrimentos, em alguns momentos recordei o meu ultimo ano do colégio, os preparativos pro baile, as Bárbaras que, infelizmente, conhecemos pelo caminho, a hierarquia social dentro de uma escola grande, e outros momentos únicos e marcantes que se vive no colégio. 

Também fomos apresentados ao passado de Julie, e aos antigos amigos dela quando a garota simplesmente não aguenta mais a pressão da escola, as artimanhas de Bárbara para reconquistar Torrez, o novo namorado da mãe e ela decide que vai para Nova York em busca de quem ela, e do que ela irá fazer da sua vida. Nesse momento conhecemos Kat , Joe e Fred, os dois primeiros são amigos da antiga escola de Julie e o terceiro é o passageiro que senta ao lado dela no avião e acaba ouvindo toda história de vida da protagonista, e logo mais vamos descobrir que ela não estava só de passagem no avião. Kat e Joe são muito divertidos e recebem a amiga de braços abertos na escola, e logo os três estão andando pela cidade de Nova York para realizar todos os passeios que a amiga deseja fazer na sua passagem pela cidade. Foi inevitável não lembrar de Curtindo a vida adoidado nesse momento, além de um clássico é um filme que eu já perdi a conta de quantas vezes vi, e bem as vezes todos nós precisamos de um dia de Ferris, ou uma semana como é o caso de Julie. E nesse ponto da história acontecem grandes reviravoltas, já que Julie se reconecta com seu passado e percebe a importância dele para ela ser quem ela é, além de estar com velhos amigos ela começa a se sentir em casa e depois de muito tempo ela consegue realmente se divertir. Nessa viagem também conhecemos melhor Jeremy, rival de Arthur, e que eu sempre tive os dois pés atrás em relação ao personagem. Jeremy viaja 3 dias seguidos de carro para encontrar Julie, e nessa viagem acabamos descobrindo que o garoto também tem um coração e que ele era mais do que a imagem já formada que todos faziam dele. E agora qual será o destino de Julie no amor? na vida? e na carreira? A jovem de 17 anos enfrentou muitos problemas e agora terá que decidir o que vale a pena na vida.

Recomendo a leitura de Mocassins e all stars por que é a história é bem desenvolvida, é impossível não se encantar pelos personagens e por suas histórias individuais, e tem reviravoltas surpreendentes na história que irão te deixar com o coração na boca em alguns momentos.  Procurei ao máximo evitar spoilers na resenha, para não estragar as futuras leituras, peço desculpa se em algum momento soltei algum spoiler. Além de tudo isso, já citado, o livro também apresenta uma mensagem importante sobre amizade, sobre preconceito, sobre jovens mimados, e sobre aquilo que nós levamos conosco ao terminar o ensino médio e começar uma nova vida rumo a faculdade, enfim, vale a pena a leitura de cada página. 
Posts relacionados



Comente via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário