10 de agosto de 2013

Lançamentos de Agosto #2

Mais um post com as novidades em livros para o mês de agosto, que vem recheado de novidades e também tem a Bienal do livro que promete muitos dias cheios do melhor que há na literatura nacional e internacional para conferir, em breve posts mais detalhados sobre esse mega evento. Agora vamos aos lançamentos:

Editora Paralela:



O sexo mais rico: como a nova geração de mulheres está transformando trabalho, amor e família (Liza Mundy): Daqui a uma geração, haverá mais lares sustentados por mulheres que por homens. Em "O sexo mais rico", a escritora e jornalista do Washington Post Liza Mundy examina a vida de casais que estão na linha de frente dessa transformação para traçar um abrangente panorama das mudanças pelas quais o casamento e a vida doméstica irão passar.


Os números do jogo: Por que tudo que você sabe sobre futebol está errado (Chris Anderson e David Sally): De forma surpreendente, o estatístico Chris Anderson e o especialista em estratégias David Sally mostram por que os números do jogo podem nos ajudar a compreender o futebol em sua essência. Ao ler este livro, você vai descobrir por que os escanteios devem ser cobrados curtinho, por que o futebol é um esporte do elo mais fraco e por que demitir o treinador não resolve absolutamente nada.

A lista do nunca (Koethi Zan): Depois de um acidente de carro que sofreram quando ainda tinham dez anos, Sarah e Jennifer, amigas inseparáveis, passaram anos escrevendo o que chamaram de Lista do Nunca: uma lista de ações e atitudes que deveriam ser evitadas, a qualquer custo, para que se mantivessem sãs e salvas. Numa noite, no entanto, ao entrarem em um táxi, o destino das duas garotas as levou a um lugar que certamente não considerariam nem um pouco seguro. Sequestradas por um homem frio e adepto do sadismo, elas ficam acorrentadas em um porão com mais duas garotas por três anos. Dez anos depois de conseguir fugir, Sarah ainda tenta levar uma vida normal. Seu contato com pessoas se limita ao porteiro que diariamente entrega o que ela precisa para sobreviver e à sua psicóloga que tenta ajudá-la a enfrentar cada novo dia.


Dos três lançamentos talvez eu leria o primeiro, mas de inicio nenhuma leitura me atraiu. 


Editora Intrínseca:


Por que o mundo existe? (Jim Holt): Uma tragédia pessoal levou o filósofo e jornalista Jim Holt a empreender uma investigação sobre o mistério da existência, procurando grandes nomes de diferentes áreas do conhecimento, como o escritor John Updike, o filósofo Adolf Grünbaum e o físico Andrei Linde.
Em seu itinerário, Jim Holt incluiu uma parada reflexiva no famoso Café de Flore, reduto dos existencialistas em Paris, frequentado por Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. O resultado de suas inquietações é uma obra bem-humorada que mescla debates filosóficos, físicos e teológicos com diário de viagem e memórias. 
Perdão Leonard Peacok (Matthew Quick - Autor de o Lado Bom da Vida): Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto. 
Vidas Provisórias (Edney Silvestre): Expatriados, separados no tempo e na geografia, Paulo e Barbara compartilham, além da experiência do exílio, o estranhamento pela perda de suas identidades, o isolamento e a sensação de interrupção do curso normal de suas vidas. Diferentes motivos os levam ao estrangeiro. Em 1970, Paulo, perseguido pela ditadura militar, é preso, torturado e abandonado sem documentação na fronteira, de onde segue para o Chile e depois para a Suécia. Barbara, com uma identidade falsa, deixa o país para trás em 1991 — durante o governo Collor —, fugindo de um rastro de violência, e se instala nos Estados Unidos como imigrante ilegal.
Em Vidas provisórias, o escritor e jornalista Edney Silvestre — vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance em 2010 — retoma a história de personagens de seus dois primeiros romances para criar um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos. Com sensibilidade, o autor se vale de sua experiência de onze anos como correspondente baseado em Nova York para revelar o universo dos imigrantes e, ao mesmo tempo, recriar de forma contundente um Brasil visto a distância.
Cidade de Papel (John Green): Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que, certo dia, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.
Vingança da Maré (Elizabeth Haynes): Depois de trabalhar duro por muito tempo — alternando um emprego como executiva de vendas durante o dia com o de dançarina de pole dance à noite —, Genevieve finalmente conseguiu juntar dinheiro para realizar seu sonho: comprar e reformar um barco e mudar-se para Kent, bem longe da vida estressante em Londres. Tudo parece enfim perfeito até que, na festa de inauguração do barco, um corpo aparece boiando próximo ao ancoradouro.
Gataca (Frank Thilliez): O cadáver de uma jovem cientista descoberto na jaula de um centro de estudos de primatas, provavelmente espancado por um chimpanzé. Os restos mortais de uma família de neandertais, assassinada por um primitivo homem de Cro-Magnon, achados no topo de uma montanha nos Alpes. O assassino de crianças Gregory Carnot encontrado morto em sua cela, na cadeia. Um ginecologista especializado em genética selvagemente assassinado dentro de casa. Que elo invisível une esses crimes atrozes, cometidos com trinta mil anos de diferença? Os policiais Lucie Henebelle e Franck Sharko se lançam numa investigação em conjunto. Destroçados pelas terríveis experiências que compartilharam, devorados e estimulados pelo ódio, Lucie e Sharko seguem a trilha da Evolução das espécies, num suspense arrebatador que os conduzirá às origens do Mal. 
A Nova era digital (Eric Schmidt e Jared Cohen): Um dos nomes mais notáveis do Vale do Silício, Eric Schmidt está entre os responsáveis pela transformação do Google de modesta start-up em um verdadeiro gigante. Diretor do Google Ideas, Jared Cohen tem profundos conhecimentos de relações internacionais e trabalhou como assessor para o Departamento de Estado do governo norte-americano, nas gestões de Condoleezza Rice e Hillary Clinton. Neste livro, Schmidt e Cohen combinaram seus conhecimentos para analisar algumas das questões mais relevantes sobre o futuro da sociedade. Quem será mais poderoso, os cidadãos ou o Estado? Os avanços tecnológicos facilitam ou dificultam o combate ao terrorismo? Será que a privacidade se tornará um luxo para poucos na nova era digital?
Com clareza e conhecimento de causa, Schmidt e Cohen anteveem a maior revolução da tecnologia da informação na história da humanidade.
O Olho Do Mundo (Robert Jordan):  Primeiro dos 14 volumes da série A Roda do Tempo, que compõem um elaborado universo fantástico, só comparável ao da obra de J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis).
Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.
Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata que, após a chegada de uma forasteira, é invadida por Trollocs — bestas do universo das lendas. A mulher ajuda Rand a escapar, mas esse é só o começo: ela é uma Aes Sedai, artíficie do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido. Aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.
Dos Livros da Intrínseca os que se destacaram aos meus olhos e pretendo ler futuramente são: O Olho do Mundo, A Nova Era Digital e Cidade de Papel. O primeiro livro citado me assustou um pouco na quantidade de livros que pertencem a série A Roda do Tempo, mas a história parece valer a pena. O segundo esta relacionado com a internet, e como uma pessoa que adora a internet esse assunto me atrai. O terceiro é por que tenho a curiosidade de conhecer os livros de John Green, já ouvi falar bem e fiquei curiosa.
Editora Sextante:
Porta dos Fundos: Este é o livro do "Porta dos Fundos". São 37 roteiros dos esquetes que você já viu na internet. Mas aqui, tal qual um DVD, temos extras: fotos exclusivas e comentários dos autores! Saiba qual foi a inspiração de cada um dos malucos que escrevem os vídeos, de onde vêm as ideias, como eles pensam e descubra que, no Porta, tudo começa pelo texto! No início de cada capítulo, você ainda encontra um QR Code que leva diretamente ao vídeo no YouTube.
Acompanho o Porta dos Fundos no youtube e me divirto com os vídeos, vale a pena conferir estes também. Tenho vontade de ler o livro para saber mais sobre os bastidores e processo criativo dos integrantes do grupo.
Posts relacionados



Comente via Facebook

4 comentários:

  1. Gostei de algumas histórias, deu vontade de começar a ler todas agora rs Beijo :*
    http://pijamando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei de todas não, algumas não me agradaram nenhum pouco. Beijos

      Excluir
  2. Eu, definitivamente, PRECISO ler A Lista do Nunca. Me apaixonei pela história e pela capa. Os outros não fazem muito o meu estilo de leitura, mas quem sabe, né? ;)
    Adorei o blog e estou seguindo, tá?
    Beeijos. :*

    bookaddictedblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrina, bem vinda ao blog. Também sigo o seu, beijos!

      Excluir