23 de julho de 2013

Resenha: Um Homem de Sorte

Título: Um Homem de Sorte
Sinopse: “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.“Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar. Simples assim. Gostava de partir quando sentia vontade, no seu próprio ritmo, para o lugar que quisesse. Depois de passar anos cumprindo ordens no Corpo de Fuzileiros Navais, a liberdade o atraía. (...) Até ter encontrado uma fotografia, a vida de Thibault seguia como há muito havia planejado. Ele sempre tinha um plano."
A trajetória de Thibault nas guerras, o encontro da foto de Elizabeth, a busca pela mulher da foto que havia se tornado seu amuleto, torna toda a história desde o começo envolvente. Uma coisa que me impressionou muito na história foi como o destino uniu as vidas de Logan, Elizabeth, Nana, Ben, Clayton de formas diferentes e curiosas, algumas vezes. Eu acredito no poder em que teve a fotografia para uni-los no plano real.

Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 432
Editora: Novo Conceito
Avaliação: Excelente
Obs: A resenha contém spoiler! 



Uma coisa que me agradou na narrativa foi a "viagem no tempo'', o modo como o autor foi contado os fatos nos levava a uma viagem entre o passado e o presente, que foi feita com extrema suavidade e precisão, essa característica não deixou o livro confuso e perdido, a história conseguiu manter a sua fluidez o tempo todo. Outro ponto que achei interessante foi a divisão dos capítulos que levavam o nome do(s) personagem(ns) que prevaleciam no capitulo, achei interessante.

Uma das minhas partes favoritas foi quando Thibault chegou a fazenda de Nana, ele conheceu Beth e se candidatou para a vaga de tratador de animais. Conforme Beth o entrevistava se assustou com o que contava. E depois ocorreu a entrevista da Nana em que ela estranhou a história dele, mas resolveu dar uma chance ao rapaz e o contratou para espanto de Beth.

Uma coisa que influenciou na minha leitura, de maneira positiva e negativa foi o fato que eu vi o filme antes de ler o livro. Acredito, eu, que essa influência foi predominante negativa, as imagens que criava na minha mente durante a leitura foram as do filme, em algumas partes como a casa da árvore eu consegui separar devido a riqueza de detalhes, mas essa separação ocorreu em poucos momentos. A diferença que mais me marcou entre o livro e o filme foi a carga de emoção, no filme eu senti uma emoção grande e me emocionei, entretanto o livro foi emoção a flor da pele, cheguei a chorar com o final, a emoção em que ocorre a tempestade e todos os quatro (Beth, Keith, Logan e Zeus) tentam de todas as formas salvar Ben na casa da árvore que caia aos pedaços. Fiquei arrepiada com a cena e emocionada até a ultima linha do livro.

O romance de Logan e Elizabeth me conquistou desde sempre. Ele não foi lá com a intenção de cortejá-la e sim entender por que ele achou a foto e por que estava destinado a encontrar a garota da foto, e ela quando o conheceu não foi com a cara dele e jurava que ele não iria durar no trabalho com os animais, oposto do que aconteceu. Com o tempo eles tiveram a oportunidade de conviver e mudar seus conceitos um sobre o outro. Eu gostei do desenrolar narrativo quando o romance começou, foi devagar e assim foram-se criando laços afetivos entre o casal. Além os laços afetivos serem criados entre o casal, Logan também criou laços com a família da moça e participar da vida deles cada vez mais.

Quanto ao Clayton, para mim ele sempre foi o psicopata que queria ferrar com a vida de Beth. Ele sempre usou o pretexto de proteger o filho para afastar qualquer homem que se chegasse perto dela, através de ameaças ele manteve ela intocada por muito tempo sem que ela desconfiasse das suas espionagens e ações por debaixo dos pano. Eu achei incrível - negativamente - o modo como o Nicholas Sparks determinou as características do personagem e o tornou humanamente possessivo por ela, sendo que ele tinha consciência que não poderia te-la, mas não queria que ela fosse de mais ninguém e fez de tudo para que ela não se envolvesse com outro homem depois dele, porém não obteve sucesso após a chegada de Logan. O único ponto que me agradou nesse personagem depois de tantas que ele aprontava foi quando ele arriscou tudo para salvar o filho de uma tempestade, apesar de achar que ele não prestava e infernizou demais a vida de Elizabeth, o que ficará marcado para mim, assim como no livro, é o amor incondicional pelo filho.

Esse é um livro de fortes emoções, romance e uma história marcante. Prova que o destino pode trazer as melhores coisas da nossa vida das maneiras mais inexplicáveis. Um livro que eu amei ler, e com certeza ainda vou ler muitas vezes para ter o prazer de viver novamente a história desses personagens. Eu recomendo a leitura.
Posts relacionados



Comente via Facebook

5 comentários:

  1. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro!!! Me empresta? :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leu mesmo com spoiler, corajosa! Você vai amar o livro, eu garanto! Empresto. :)

      Excluir
    2. Minha curiosidade é sempre maior haha Vou cobrar hein :p

      Excluir
  2. Que lindo seu blog, Érika!!! E nada melhor do que iniciar com Nicholas Sparks, né...? Eu só assisti ao filme do Um Homem de Sorte e adorei. Quem sabe crio coragem de ler o livro... Adorei tudo por aqui!!! Um beijo e sucesso!!!

    http://umlivroesuashistorias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leia sim! Faz um tempo que já li o livro, e fiquei com vontade de ler novamente! Obrigada querida! Beijos!

      Excluir